back3.jpg

MISSÃO E VALORES

   Ser uma instituição capaz de garantir uma educação de qualidade, com a participação efetiva de toda a comunidade escolar, proporcionando assim, condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, motor, emocional, intelectual, moral e social, ampliando suas experiências e estimulando o interesse pelo processo do conhecimento de forma significativa e prazerosa. Para tanto, nosso trabalho Pedagógico entrelaça diversas correntes teóricas adaptando-as a realidade na qual estamos inseridos com o cuidado de sempre buscar os pontos de convergência entre os pensamentos.

  As pesquisas de Piaget, Paulo Freire, Freinet, Wallon, Vygotsky e Emília Ferreiro fizeram com que a nossa escola fosse contextualizada do ponto de vista histórico e social e mais comprometida com a construção democrática. Estas pesquisas também nos deram suporte para a compreensão do processo de pensar, elaborar e transformar o conhecimento.

   Assim, enquanto educadores e corresponsáveis pelo processo de desenvolvimento integral da criança e consciente do respeito que temos a condição mais importante desta fase que é de ser criança, entendemos que a escola deva ser um espaço lúdico de aprendizagem, de forma a ampliar as experiências, valorizar a iniciativa e curiosidade, contribuindo para a construção do conhecimento, aquisição de hábitos e atitudes que levem à formação de cidadãos autônomos, criativos, éticos, críticos e reflexivos, conscientes de suas responsabilidades na construção de um mundo mais justo, democrático, autossustentável e feliz.

img02.png

ESTRUTURA

O Centro de Ensino Ipê preocupa-se com a segurança das crianças no ambiente escolar, com a facilidade de acesso dentro das dependências! Nossas salas de aula são bem arejadas, possuem janelas grandes, ventilação cruzada e iluminação adequada, mantendo assim um espaço agradável de convívio entre professores e alunos.

Possuímos um projeto arquitetônico aprovado pelos Órgãos competentes, onde cada detalhe foi pensado em nossas crianças, como por exemplo, piso nivelado e emborrachado, sem degraus e com uma comunicação entre as dependências internas de acordo com a rotina dos alunos.

Nas dependências da escola, possuímos um pátio coberto com dois parquinhos, uma quadra poliesportiva, uma biblioteca com mais de 1500 títulos, sala de robótica, brinquedoteca com totó e ping pong, hortinha pedagógica, dois fraldários, sala do soninho, refeitório confortável.

IMG_20200928_160509
IMG_20200928_160509

press to zoom
IMG_20200928_155810
IMG_20200928_155810

press to zoom
IMG_20200928_160546
IMG_20200928_160546

press to zoom
IMG_20200928_160509
IMG_20200928_160509

press to zoom
1/4

PROPOSTA PEDAGÓGICA

  O Centro de Ensino Ipê busca oferecer um espaço que, ao mesmo tempo, seja acolhedor e desafie as crianças a desenvolver a sua autonomia. Entendemos que as práticas educativas devem levar em consideração os saberes das crianças e as suas histórias. Por isso, no processo de construção de conhecimento, respeitamos os diferentes níveis de conceitualização de cada criança e intervimos de maneira a oferecer condições para que ela elabore o passo seguinte.

  Acreditamos que a escola precisa oferecer - além de conforto, higiene e segurança - ambientes que proporcionem às crianças múltiplas experiências, estimulando o descobrir, brincar, aprender, pesquisar e criar. Neste sentido, as atividades escolares da Educare são estruturadas pelos educadores que consideram em seu planejamento o interesse das crianças, valorizando atividades lúdicas e de interação.

   Através de técnicas de observação e acompanhamento dos registros, cada criança é avaliada em suas necessidades e potencialidades. Essa avaliação é feita bimestralmente e apresentada aos pais em reuniões particulares, para que acompanhem de perto o desenvolvimento de seus filhos.